Invest Barbados Your place is here...Grow with Us!

 

Inovação Local, Oferta Global – A Tecnologia de Livro-Razão Distribuído, Ativos Digitais e Barbados


2019-08-06 00:00:00

por Marlon Yarde, Diretor Executivo e Gerente Geral, Bolsa de Valores de Barbados, e Terry Belgrave, Associado de Desenvolvimento de Negócios da MVMI, Bolsa de Valores de Barbados
 
A tecnologia de livro-razão distribuído (TLD), um prenúncio da quarta revolução industrial, está destinada a reavivar, redesenhar e remodelar a natureza da confiança na economia global. Barbados tem abraçado esta tecnologia de modo ativo e espera explorar ainda mais os seus recursos, em um esforço para dinamizar a facilitação de negócios na ilha.

Por que Barbados?

As empresas sempre escolheram Barbados por suas características tradicionais: uma infraestrutura sólida de TIC, a estabilidade política, a interconectividade dos voos oferecidos e a alta qualidade de vida do país. Cada vez mais, contudo, é o abraço de boas-vindas que Barbados dá na TLD que está se tornando mais uma de suas características atrativas. Atualmente Barbados já é o lar de várias companhias de TLD, entre elas a Shyft, a Polymath e a Aion, só para citar algumas. Estas companhias citam a disponibilidade local tanto de talentos qualificados de TI quanto de companhias com um foco similar como fatores-chave em suas respectivas decisões de realocação. Todas estão empenhadas em expandir as suas operações. Todas estão empenhadas em desenvolver Barbados. O resultado: um ecossistema dinâmico e crescente que tanto estimula a inovação quanto a colaboração.

O acesso a uma rede de tratados fiscais estrategicamente negociada refina ainda mais a proposta de valor de Barbados para a TLD. Esta rede de tratados, concebida para promover a proteção dos investimentos de forma eficaz em relação a assuntos fiscais, foi expandida através da convergência das taxas de impostos locais e internacionais de Barbados, a qual foi recentemente aprovada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.

Por que a TLD?

Para entender por que Barbados vê a TLD com tanto potencial, é importante considerar a razão de ser da tecnologia: a descentralização da confiança.

O Paradoxo da Confiança

Os déficits de confiança explicam por que há a necessidade de juízes nos esportes, de sistemas legais para a resolução de disputas e de sistemas de compensação para terceiros em mercados de capital. A confiança é mais do que um conceito. Ela é um constructo fundamental, o qual é um pré-requisito essencial para a coesão da sociedade e, portanto, para o seu desenvolvimento.

As sociedades pobres podem ser caracterizadas por sua ampla falta de confiança institucional. Isto está em forte contraste com as economias avançadas, nas quais a confiança geralmente é colocada na credibilidade e na viabilidade de suas instituições. Uma necessidade fundamental por confiança na sociedade dá origem à importância de intermediários centralizados e terceirizados. Estes intermediários, criados especificamente para terem a sua independência, são inerentemente estimados por fornecerem imparcialidade e consenso de valor.

Descentralização: A Proposta de Valor da TLD

A forma mais famosa de implantação da TLD, conhecida como “blockchain” (o protocolo da segurança), foi estabelecido para reformular a confiança, levando-a a níveis nunca antes alcançados. Ao registrar dados em uma lista de blocos – blocos que são sequencialmente conectados com o uso de criptografia – os blockchains (literalmente “a cadeia de blocos”) podem eliminar a necessidade de uma contraparte centralizado e de confiança. A lista, ou “livro-razão” de blocos, é armazenada e mantida por uma rede de usuários (conhecidos como “nó(s)”) que coletivamente valida cada bloco novo ao mesmo tempo em que mantêm réplicas sincronizadas de todo o livro-razão.

A TLD, os Ativos Digitais e Barbados

A Bolsa de Valores de Barbados (BVB) acredita que os ativos digitais podem se tornar uma oferta que mudará todo o cenário. Como estes ativos utilizam a tecnologia de blockchain, eles permitem um acesso mais amplo a oportunidades de investimento, ao mesmo tempo em que fornecem uma comercialização, uma compensação e uma liquidação melhoradas. Os emissores em potencial, no entanto, devem ter a legislação de títulos mobiliários em mente, tanto em sua jurisdição de domicílio quanto em cada uma das jurisdições nas quais eles têm a intenção de levantar capital de investimentos.

A BVB vê os ‘títulos digitais criptografados’, um tipo específico de ativo digital, tanto como apto para os negócios quanto como na vanguarda em sua natureza. Os títulos digitais criptografados são análogos aos títulos mobiliários contemporâneos – com contratos de débito, de participação e de investimentos. Estes títulos digitais, portanto, encontram o seu lugar natural dentro da legislação de títulos mobiliários de Barbados, uma realidade que é de grande ajuda para o regulador da BVB, a Comissão de Serviços Financeiros. A bolsa está buscando ativamente por uma máquina de comercialização para estes ativos e já concebeu as regras e a orientação para a sua listagem e comercialização.

O empenho da BVB para a adoção da TLD faz parte de um foco mais amplo colocado sobre o desenvolvimento transformativo. A adoção evolucionária de Barbados da tecnologia de livro-razão distribuído, da comercialização de ativos digitais e da facilitação dos negócios são progressos bem-vindos – com certeza, uma junção tripartite que ajudou a reposicionar Barbados como um lugar inovador para se fazer negócios.


Fonte: Barbados International Finance & Business 2019




Events






Events