Invest Barbados

 

Invest Barbados Lança Sítio de Internet Barbados iGuide


2020-02-18 00:00:00

A Invest Barbados lançou o sítio de internet Barbados iGuide, um guia on-line para investidores atuais e em potencial que queiram fazer negócios com Barbados. Esta plataforma foi concebida pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) e facilitada em colaboração com a Agência de Promoção dos Investimentos para as Exportações do Caribe e a Associação Caribenha de Agências de Promoção dos Investimentos (CAIPA). O lançamento foi feito no dia 14 de fevereiro de 2020 na sede da Invest Barbados, no Trident Financial Centre, em Hastings, onde vários elementos-chave do setor de negócios internacionais, membros do corpo diplomático, funcionários da UNCTAD, da Secretaria da VX, das Exportações do Caribe e da Invest Barbados estiveram presentes.

O sítio de internet Barbados iGuide abastece tanto os investidores locais quanto os estrangeiros com informações-chave atualizadas, as quais são exigidas para se tomar certas decisões de investimentos, incluindo os passos para se estabelecer uma empresa, as oportunidades de investimentos, os custos com mão-de-obra e os outros custos empresariais, além das exigências legais, entre outros assuntos. O sítio apresenta uma plataforma com navegação fácil, a qual é simples para o usuário.  

O Coordenador Residente (ad interim) das Nações Unidas, Cleveland Thomas, elogiou os três meses de trabalho intenso feito pela Invest Barbados para a preparação do evento. Ele observou que o site surgia em um momento “muito oportuno e estratégico”, fazendo referência à próxima reunião quadrienal, a 15a UNCTAD, a qual será realizada em Barbados durante o mês de outubro de 2020. Ele também reiterou que o momento era adequado para promover as oportunidades que Barbados tem a oferecer.

A Diretora Executiva da Invest Barbados, Kaye-Anne Brathwaite, expressou a sua gratidão à UNCTAD por esta ter oferecido os recursos para o desenvolvimento do sítio de internet, bem como pelo apoio e a orientação dados pelas Exportações do Caribe e pela CAIPA. Ela também reconheceu os parceiros públicos e privados que voluntariamente deram assistência à equipe através do fornecimento do conteúdo necessário para o sítio.

“Nós confiamos que o lançamento do sítio de internet Barbados iGuide aumentará os esforços do país de fazer ficar cada vez mais fácil para os investidores fazerem negócios em e com Barbados. Nós sabemos que o iGuide representa as melhores práticas de fornecimento de informações aos investidores e a Invest Barbados fica especialmente contente com este projeto e estas parcerias. Nós prevemos que o iGuide seja mais uma ferramenta que nos ajudará a atrair mais investimentos estrangeiros, em linha com as nossas necessidades de desenvolvimento, já que o sítio de internet ampliará o nosso alcance e colocará Barbados na frente destes investidores globais e consultores de negócios, os quais consultarão o portal da UNCTAD quando fizerem a sua lista de seleção dos locais em potencial”.

Conselheira Sênior de Promoção de Investimentos das Exportações do Caribe, Suzette Hudson, explicou que o desenvolvimento do iGuide representava um esforço para melhorar a facilitação dos investimentos da região.

"Estudos teóricos e empíricos mostraram que há barreiras e assimetrias nas informações, as quais constituem um obstáculo significativo para o fluxo de capitais entre as fronteiras internacionais. Os investidores ficam reticentes em investir sem que haja informações adequadas".

Sendo assim, Hudson observou que, com o financiamento da UNCTAD, as projeções da CAIPA também comtemplavam o lançamento de vários portais iGuide em todo o Caribe em 2020, cinco dos quais já foram lançados em Antígua e Barbuda, em Curaçao, na Jamaica, em São Vicente e as Granadinas, em Santa Lúcia e, agora, em Barbados. Outros três sítios apresentarão São Cristóvão e Neves e as Ilhas Turcas e Caicos, com ambos ainda em estágios preliminares, sendo seguidos por Trinidade e Tobago.

Entre os outros oradores do lançamento estavam o Gerente de Competitividade e da Promoção das Exportações das Exportações do Caribe, o Dr. Damie Sinanan, e o oficial de Assuntos Econômicos da UNCTAD, Ian Richards.

A consultora Jannette Babb, a qual liderou a compilação do conteúdo para o sítio de internet, deu uma visão detalhada dos vários aspectos do sítio, o qual inclui áreas como mão-de-obra, fatores de produção, terras, direitos fiscais dos investidores e setores de crescimento, entre outros.
 
O sítio de internet Barbados iGuide serve como uma plataforma adicional, junto com sítio de internet atual da Invest Barbados www.investbarbados.org para ajudar aos investidores e a outros executivos de negócios interessados a obter informações rápidas e oportunas sobre os negócios em Barbados e o seu ambiente de negócios.

Até o momento, aproximadamente 30 países já lançaram os seus sítios de internet iGuide.