Invest Barbados O Seu Lugar é Aqui...Cresça Conosco!

Por que Barbados?

 

 

 

cavehill_schoolofbusiness.jpg

 

 

Barbados possui uma imagem positiva no mercado como um Centro Comercial Internacional bem conceituado e tem atraído com êxito Investimentos Estrangeiros Diretos durante décadas, principalmente do Canadá e EUA.  O país é o terceiro principal destino de investimento direto do Canadá do exterior, somando CDN$ 63,0 bilhões de investimento direto do Canadá no final de 2013. O Professor Walid Hejazi mencionou que “…a OECD está convencida de que o investimento direto do Canadá no exterior que vai para ou por meio de Barbados... está em conformidade com os padrões da OECD de transparência e de troca de informações – padrões que Barbados espera de todas as empresas ativas na jurisdição. Canais como Barbados autorizam as empresas canadenses nessas indústrias, que fazem com que a economia mundial mantenha a sua competitividade na economia mundial”. (Hejazi, W. 2007)

 


As empresas que querem obter êxito em um mercado mundial competitivo investem em Barbados, para aproveitarem o bom ambiente comercial, o capital humano sólido, infraestrutura de alta qualidade, vantagens fiscais, proteção de investimentos e boa qualidade de vida.

 

  

 


Facilitando os Negócios Substanciais

 

 

O estabelecimento de negócios substanciais que criam empregos e contribuem com a atividade econômica vem sendo uma das características da marca internacional de Barbados desde o estabelecimento de um setor de negócios internacional, criado há várias décadas. Desde a sua concepção, Barbados deliberadamente procura desenvolver o setor internacional de negócios lastreado em um fundamento forte de acordos baseados em tratados que incluam cláusulas para a troca de informações.

Os investidores que escolhem Barbados como a sua jurisdição preferencial para fazer negócios, o fazem, entre outros motivos principais, por causa de sua reputação ancorada nos princípios de conformidade, de transparência e de consistência. Em seu relatório inicial publicado em abril de 2009, a OCDE reconhece Barbados como a única nação caribenha independente que implantou substancialmente os padrões internacionais fiscais acordados.

Barbados continua a reforçar a sua reputação como uma jurisdição transparente e que está em conformidade através de seu comprometimento com a implantação de padrões globais. O país assinou o Acordo do Modelo 1A da Lei de Conformidade Tributária de Contas Estrangeiras (FATCA) com os EUA em novembro de 2014 e, desde outubro de 2016, é signatário da Convenção Multilateral sobre a Assistência Administrativa Mútua em Assuntos Fiscais. A jurisdição também é signatária da Autoridade Competente Multilateral.

 

 

Recursos Humanos Qualificados

 

 

Uma vantagem competitiva distintiva de Barbados são os seus excelentes recursos humanos. O sistema educacional de nível internacional de Barbados produz uma força de trabalho altamente qualificada, que fala inglês e que é composta de aproximadamente 147.000 pessoas (Relatório Econômico e Social de Barbados). Os investidores podem acessar de forma imediata os serviços de onselheiros tributários, de bancos internacionais de reputação, de firmas globais de contabilidade, de advogados e de companhias de gerenciamento que oferecem a gama completa de serviços corporativos.

 

No Índice de Desenvolvimento Humano da ONU de 2016, o país está em 5o lugar nas Américas (após o Canadá e Estados Unidos) e em 54o no mundo em relação aos resultados educacionais, conforme mensurado pela alfabetização de adultos e matrícula no ensino fundamental, médio e superior.

A educação se baseia no modelo britânico e é obrigatória para crianças de 5 a 16 anos de idade. O governo oferece o ensino fundamental e médio gratuitamente, bem como educação universitária gratuita para cidadãos. Isso significa que aproximadamente 20% do orçamento anual do governo é dedicado aos gastos com educação. Também existem escolas privadas, que oferecem educação mediante pagamento de taxas. Clique aqui para ler mais... 

 

 

Voltar ao início 

 

 

   

Excelente Qualidade de Vida

 

  

Os investidores também escolhem Barbados como o local para suas operações comerciais, pois a qualidade de vida do país faz dele um local atraente para trabalhar, viver e formar uma família.  A alta qualidade dos serviços de saúde e educacionais de Barbados, assim como seu padrão de vida é apoiada pela classificação do país em 5o lugar nas Américas e 54o no mundo no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU de 2016.

 

O baixo índice de criminalidade oferece um ambiente seguro para que os residentes desfrutem do clima quente, das praias limpas, facilidades de excelência mundial e uma variedade de atividades recreativas. Esses fatores contribuíram para que Barbados fosse classificado em 5o lugar na Américas (e 33o de 111 países) no Índice de Qualidade de Vida da Economist Intelligence Unit de 2005.
 

 

Jurisdição Madura

 

Uma característica forte da proposição de valor de Barbados é a sua experiência. Barbados vem sendo a escolha dos negócios internacionais por décadas, desde a metade dos anos de 1960. Barbados tem sido escolhido por empresas internacionais por décadas com a promulgação da Lei de Incentivos Fiscais em 1974 e a Lei de Serviços Bancários Estrangeiros de 1979 (substituída pela Lei de Serviços Financeiros Internacionais de 2003).

Barbados continua sendo uma jurisdição confiável com base no seu histórico comprovado de busca pelo sucesso das empresas aqui estabelecidas. Consequentemente, muitas empresas internacionais continuam em Barbados e continuam sendo complementadas por novos concorrentes do mercado de Barbados.
 

 

Bom Ambiente Comercial 

 

Uma das características atrativas do cenário de negócios de Barbados é o seu ambiente favorável. Barbados oferece um ambiente bem regulamentado, transparente e de apoio para os negócios. A concorrência é ampliada por políticas transparentes e leis eficientes. Iniciar e operar um negócio ocorre de forma direta e livre de regulamentações complicadas e onerosas.

 

O sistema jurídico sólido do país garante que os direitos de propriedade sejam protegidos e um poder judiciário independente garante a resolução imparcial e eficaz de controvérsias.

 

Barbados também oferece uma estrutura institucional de apoio a negócios internacionais. Além disso, uma Licença de Cliente Comercial Internacional detalha os compromissos das agências reguladoras na prestação de serviços imediatos, eficientes e profissionais para o setor comercial internacional.
 

 

 

Voltar ao início 

 

   

Expansão da Rede de Tratado Fiscal 

 

Um dos principais benefícios obtidos de ser fazer negócios em Barbados é ter acesso aos seus acordos tributários internacionais. Barbados possui uma rede em expansão de tratados de tributação dupla, a qual oferece vantagens fiscais a investidores que utilizarem as entidades de residentes de Barbados para a realização de seus negócios em outros países.

 

Os parceiros de tratados fiscais de Barbados incluem economias tradicionais e emergentes nas Américas, Europa, Ásia e África. Barbados celebrou Acordos de Tributação Dupla (ATD) com a Áustria, Bahrain, Botsuana, Canadá, Comunidade do Caribe, China, Cuba, Chipre, República Checa, Finlândia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Malta, Maurício, México, Países Baixos, Noruega, Panamá, Catar, San Marino, Seicheles, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, EUA e Venezuela. Os tratados fiscais com Gana, Portugal, Ruanda e Emirados Árabes Unidos estão aguardando ratificação, enquanto a República Eslovaca está aguardando uma data para entrar em vigor.

 

Barbados tem rubricado acordos com Bélgica, Malásia e Vietname. Discussões também começaram sobre a negociação de um tratado fiscal com a Brasil, Chile e Índia.

 

De acordo com os ATD de Barbados, os outros estados contratantes impõem impostos retidos preferenciais sobre a renda paga a entidades residentes qualificadas de Barbados ou taxas mais baixas de imposto sobre ganhos de capital originados de entidades residentes qualificadas de Barbados.

 

Os investidores que utilizam uma entidade de Barbados para investir em outros países também poderão aproveitar da proteção do seu investimento. Barbados celebrou tratados para proteção e proteção do investimento com a União Econômica da Bélgica e Luxemburgo, Canadá, China, Cuba, Alemanha, Itália, Maurício, Suíça, Reino Unido e Venezuela.  Sob esses acordos, as entidades de Barbados que investem em outros estados contratantes se beneficiam das disposições que oferecem proteção incluindo garantias de tratamento não discriminatório dos seus investimentos, transferência de investimentos e restituições detidas no estado hospedeiro e recurso para arbitragem internacional para resolver controvérsias no estado hospedeiro. 

 

 

Voltar ao início  

  

Estabilidade Política, Social e Econômica 


Barbados possui uma reputação cobiçável internacional por seu histórico de destaque de estabilidade social, econômica e política. O sistema parlamentar de Barbados existe desde 1639, tornando-o o 3o parlamento mais antigo da Comunidade Britânica.  A tradição existente no país a muito tempo da democracia parlamentar e da gestão prudente da economia oferece uma fundação estável para os negócios. Além disso, a liberdade que o país tem da corrupção é alta – o Índice de Percepção da Corrupção de Transparência Internacional de 2014 classifica Barbados em 1º lugar nas América Latina e Caribe e em 17o lugar entre os 175 países.

 

Essas características positivas também contribuíram para a classificação de Barbados no Índice de Liberdade Econômica de 2015 como a 7a economia mais livre nas Américas e a 46a no mundo Barbados também está classificado pelo Relatório de Concorrência Mundial do Fórum Econômico Mundial de 2016-2017 como o 4o sistema bancário mais estável no Hemisfério Ocidental.

 

Barbados é um dos estados mais estáveis e prósperos do Caribe, com economia regular e baixa inflação. O governo de Barbados está comprometido em manter a atratividade do país como um centro comercial internacional e criou a Invest Barbados para ampliar a receptividade do país no ambiente competitivo mundial.

 

A Invest Barbados possui uma equipe de profissionais que presta serviços de consultoria sobre as oportunidades de investimento e ambiente comercial em Barbados, facilitam o processo de iniciação de novos investidores e fornece uma assistência contínua de investidores estabelecidos.
 

  

 

Voltar ao início 

 

   

Baixos Impostos para Pessoa Jurídica 

 

Uma característica básica da proposição de valor de Barbados são as vantagens fiscais oferecidas. Barbados é uma jurisdição bem conceituada, com baixos impostos para os negócios internacionais, com um alto nível de transparência, divulgação e procedimentos para troca de informações fiscais. As companhias multinacionais podem reduzir os seus encargos fiscais globais ao utilizar uma entidade de Barbados para realizar os seus negócios estrangeiros.

 

Barbados oferece uma variedade de veículos de benefícios fiscais por meio do qual os negócios internacionais podem ser realizados. Essas entidades comerciais internacionais utilizam os impostos e outros incentivos localmente, incluindo baixas taxas de imposto para pessoas jurídicas, isenção do imposto retido na fonte sobre os dividendos ou outra renda paga para não residentes, isenção de impostos sobre a transferência de determinados ativos ou passivos para não residentes e isenção dos controles cambiais.  Os ganhos de capital não são tributados em Barbados e o regime de isenção de participação instituído recentemente isenta dos impostos os dividendos que uma empresa residente em Barbados recebe de uma empresa estrangeira na qual possui uma participação acionária substancial. As entidades comerciais internacionais que se estabelecem como sociedades regulares podem receber subsídios de exportação com o potencial para reduzir a taxa fiscal efetiva para 1,75%.

 

 

Ambiente Comercial Regulamentado

 

  

Um comprometimento para assegurar que os padrões sejam mantidos é uma particularidade distintiva da proposição de valor de Barbados. Barbados estabeleceu uma estrutura reguladora sólida para o seu setor internacional de negócios. A legislação clara e sólida apresenta diretrizes rigorosas para a boa governança, as quais são, por sua vez, executadas por reguladores em cada setor. A aprovação de Barbados pela OECD mostra a força desse sistema regulador.

 

Os Reguladores são o Gabinete do Supervisor de Seguros, o Banco Central de Barbados, a Comissão de Valores Mobiliários de Barbados, a Unidade Comercial Internacional e o Ofício de Embarcações de Barbados.
 

  

Competitivo no Cenário Global

 

O desempenho de Barbados no cenário internacional mostra a sua dedicação para manter um ambiente propício para os negócios. Barbados consistentemente está bem classificada entre as nações desenvolvidas e em desenvolvimento em diversos índices globais que abrangem as áreas de importância social, econômica e financeira. Entidades internacionais muito respeitadas reconheceram o posicionamento econômico e social e os passos largos dados por Barbados, entre elas as Nações Unidas, o Fórum Econômico Mundial e a Transparência Internacional. Todas estas classificações confirmam de forma independente a força do ambiente de Barbados.

Veja a nossa Tabela de Classificações Internacionais 

 

 Voltar ao início